quarta-feira, 31 de julho de 2013

Pescadinha à Gomes de Sá e o Desafio Celebração do 1.º Aniversário, do blog A Madeirense Carla Sofia

Olá,

A Carla Sofia do Blog A Madeirense Carla Sofia tem este desafio, em comemoração do primeiro aniversário do seu blog, que termina hoje.

O desafio consiste em publicar uma receita aliada a um tradição, uma memória.

Para a minha participação trago-vos uma receita do qual era muito apreciada em casa, Pescadinha à Gomes de Sá.

Lembro-me que a minha mão inventava muito com esta receita, fazia o típico Bacalhau à Gomes de Sá, por vezes juntava couves, pois somos três filhos muito complicados de satisfazer, ora um não gostava de batata, ora outro era a cebola, ora outro era o peixe.

E para fazer com que todos comessem tinha que ser assim uma mistura de ingredientes, mas lembro-me que alguém, que eu não vou dizer que sou eu (lol),  ainda colocava um ingrediente extra, muito importante - a maçã descascada e partida aos bocadinhos misturada - e só assim é que comia a batata cozida.

Até hoje não como batata cozida, só se for misturada com alguma coisa.


Obrigada Carla por me fazeres recordar algo que já nem me lembrava.

Ingredientes:

800 gr. de pescada
800 gr. de batatas
2 cebolas grandes
3 dentes de alho
3 ovos
4 c. sopa de azeite
1 c. sopa de vinagre
1 folha de louro
Salsa q.b.
Sal e pimenta q.b.

Lave e coza as batatas com a pele em água temperada com sal, depois escorra-as, deixe-as
amornar, retire-lhes a pele e corte-as em rodelas grossas.

Descongele a pescada e leve-a a cozer à parte em água temperada com sal e pimenta. Coza igualmente os ovos e deixe ferver durante 12 minutos.

Descasque as cebolas e os alhos, corte as cebolas em meias luas finas e pique os alhos. Numa frigideira ao lume, aqueça o azeite, junte a cebola, os alhos e a folha de louro e deixe refogar até que a cebola fique douradinha. Retire do lume, rectifique os temperos e regue com o vinagre.

Num tabuleiro de louça ou pirex grande ou vários mais pequenos, disponha alternadamente as batatas cozidas, o peixe desfiado sem pele e espinhas, a cebolada e os ovos cozidos cortados às rodelas.

Leve ao forno pré-aquecido a 180º C, até que fique douradinho, retire do forno sirva com salsa e decorado a gosto, por exemplo com azeitonas. 

11 comentários:

  1. Olá,
    obrigado pela participação, boa sorte.
    Este prato esta uma delícia.

    Beijinhos e boa noite
    http://amadeirensecarlasofia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Deliciosa sugestão e já agora os parabéns por ter sido a vencedora:)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Estes pratos originalmente feitos com bacalhau também ficam maravilhosos com outros tipos de peixe, também costumo fazer muitas vezes cá em casa e adoramos! Confesso que maçã nunca juntei! :P
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  4. Ola Olá!!!

    Não conhecia o teu blog mas já fiquei fã! Vai já para os meus favoritos e vou ficar já seguidor! :)

    Beijos

    Já agora convido-te a ires espreitar o passatempo que estou a organizar com um fantástico prémio: Um cabaz de queijos Paiva!
    http://dicasedoces.blogspot.pt/2013/07/e-ca-esta-tal-como-prometido-minha.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Obrigada. Também não conhecia teu blog só agora com o passatempo

      Eliminar
  5. Ainda ontem fiz bacalhau à gomes sá eu amo!!! pescada deve ser uma delicia pois nunca experimentei e o teu tem um aspeto fantástico:)

    Beijoca boa participação sem duvida:)

    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. É uma excelente participação pois é um prato muito apetitoso.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  7. Obrigada pelos vossos comentários.

    Beijinhos,

    Susana

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário nós agradecemos!

Beijinhos e até já,

Susana